EXAMES DE COVID-19: QUAIS SÃO OS TIPOS E SEUS OBJETIVOS?

   Você já precisou fazer um exame de coronavírus mas acabou ficando confuso na hora de saber qual das opções seria a ideal para você?

   Então, já estão disponíveis no mercado uma ampla variedade de testes de COVID-19, cada um com uma orientação específica, que irá depender do tempo de sintomas e/ou contato com paciente positivo.

   Os principais exames e que estão sendo realizados pelo Santa Helena são:

  • RT-PCR: considerado o exame padrão-ouro para diagnosticar a COVID-19, é colhido por meio do swab nasal, o famoso “cotonete’’. Este exame irá identificar a presença do vírus em tempo real, e deve ser feito na primeira semana de sintomas, entre o 3º e o 7º dia;
  • ANTÍGENO: é um teste rápido que também é colhido por meio do swab nasal. Bastante semelhante ao objetivo do RT-PCR, ele também irá identificar a presença do vírus em tempo real, e deve ser feito, preferencialmente, entre o 3º e o 5º dia de sintomas;
  • SOROLOGIA IGG E IGM: a sorologia é realizada para identificar a presença de anticorpos, ou seja, se o paciente já teve contato com o vírus. Colhido através da coleta de sangue (veia do braço), e deve ser feito a partir do 8º dia do início dos sintomas.
  • ANTICORPOS NEUTRALIZANTES: este exame surgiu juntamente com a aplicação das vacinas, e visa identificar a presença de anticorpos capazes de neutralizar o vírus, que são os anticorpos apresentados após a vacinação. Colhido através da coleta de sangue (veia do braço), e deve ser feito após 15 dias depois da última dose da vacina.

   Se você precisa realizar os seus exames, no nosso site você encontra as unidades do nosso laboratório em Porto Alegre, Viamão, Gravataí e Cachoeirinha. Para mais informações, ficamos à disposição!

 

 

 

Compartilhar conteúdo

Conteúdos relacionados

D-DÍMERO, POR QUE ESTÁ SE FALANDO TANTO NESTE EXAME?

    O D-Dímero, exame muito comum para nós, em laboratórios de análises clínicas, está sendo hoje um dos principais marcadores do processo de lesão decorrente da COVID-19.